EEGenerating Skills - FAQs



A maioria das dúvidas relacionadas com o funcionamento do programa EEGenerating Skills decorrem do desconhecimento das regras do programa. Por isso, antes do mais, deve comçar por ler as Regras de Funcionamento do EEGenerating Skills, disponíveis Blackboard do Conselho Pedagógico da EEG ou nesta plataforma após o login.

As restantes dúvidas relacionam-se com o funcionamento da plataforma de inscrições EEGS. Este vídeo explica como deve proceder para aceder à plataforma.

De resto, as questões mais frequentes são:

  • No ano passado não consegui completar os ECTS requeridos. Como faço agora?
  • Se tinha de cumprir ECTS no programa EEGenerating Skills para o seu plano de estudos no ano corrente, mas não conseguiu completar os ECTS requeridos até Junho, pode fazê-lo até 30 de Novembro* sem ter de se voltar a inscrever novamente na UC**. Até essa data, deve reunir 2 condições:
    1. ter completado os ECTS requeridos no programa (3 ECTS = min 1 ECTS em palestras + min 2 ECTS em workshops)
    2. ter obtido aprovação à componente de Metodologia ou Projecto
    Se não reunir estas condições até 30 de Novembro, terá de se inscrever novamente à UC, e repetí-la no novo ano lectivo.

    *Nota 1: Se pretende fazer Dissertação/Projecto/Estágio, deve concluir a UC antes do prazo de entrega da respectiva Proposta. Consulte o Cons. Pedagógico para saber a data.

    ** Nota 2: quando se inscrever no 2º ano, no Portal Académico, deve-se inscrever na UC de Metodologia/Projecto. Isso será depois corrigido pelos Serviços Académicos.
  • Onde me inscrevo nas actividades do EEGenerating Skills?
  • As inscrições nas actividades do EEGS fazem-se numa plataforma construída para o efeito, disponível em http://eegs.eeg.uminho.pt.
    Deve seguir as instruções de acesso, que estão disponíveis na própria plataforma, na Blackboard do Conselho Pedagógico da EEG ou da UC de Metodologia/Projecto.
  • As actividades do EEGenerating Skills são obrigatórias?
  • A participação nas actividades do EEGenerating Skills é obrigatória para os alunos do 1º ano dos cursos de mestrado que tenham no seu plano de estudos a unidade curricular "Metodologia (de Investigação) e Competências Transversais" ou "Projecto e Competências Transversais". Para os restantes alunos da EEG, a participação é voluntária.
  • Porque é que a minha password da UMinho não funciona na plataforma EEGS?
  • A plataforma do EEGS não tem nenhuma password definida à partida, e por isso não reconhece a da UM.
    O primeiro passo para aceder é precisamente a definição de uma password. Essa password pode ser qualquer uma que queira, e pode ser a da UMinho. Assim, é menos uma que tem de memorizar.
    Deve seguir as instruções de acesso, que estão disponíveis na própria plataforma.
  • Quando tento accionar o link para alterar a password, a minha conta de email fecha e tenho de fazer novamente login. O que se passa?
  • Isto acontece com frequência, e deve-se a um problema do cliente de email da UM (Outlook Web Access).
    Uma forma de evitar o problema é usar um computador privado, e alterar a opção de segurança (Security) para "Private computer" antes de fazer login na conta de email.
    Outra forma de contornar o problema é, em vez de accionar o link directamente, clicar em cima dele com o botão direito do rato para o copiar ("Copy link"), abrir uma nova janela no browser, e copiar para lá o link.
    Outro "truque" ainda é encaminhar o email que a plataforma lhe envia para outro que tenha fora da UM (ex: gmail), e avançar com o processo a partir daí.
    Tudo isto funciona melhor com browsers como o Firefox, Chrome, ou Safari (em vez do Internet Explorer).
    Se nada disto funcionar, devem contactar o DTSI (suporte@reitoria), que é serviço responsável pelo email na UM.
  • O que acontece se faltar a uma actividade em que me inscrevi?
  • As faltas constituem um custo grande na medida em que restringem o acesso às actividades de outros colegas interessados. Por isso, as faltas injustificadas às actividades acarretam uma penalização, descrita nas Regras de funcionamento do programa. Por favor consulte as Regras de funcionamento em vigor.
  • Há alguma forma de evitar a penalização?
  • A melhor forma de evitar a penalização decorrente de uma falta previsível é fazer a anulação da inscrição até ao prazo anunciado.
    A anulação das inscrições faz-se na plataforma de inscrições, no botão "Anular inscrição" na área "As minhas inscrições".
    Se a falta decorre de situações inesperadas e de força maior (ex: doença, acidentes, luto...), que não podiam ser previstas antes do prazo de anulação da inscrição, ela poderá ser justificada. As faltas justificadas, desde que devidamente documentadas, não incorrem na penalização.
  • Como posso justificar uma falta?
  • Apenas são justificadas faltas que decorram de situações inesperadas e de força maior (ex: doença, acidentes, luto...).
    Para justificar uma falta que se enquadre nestas condições, deve enviar um email para a Drª Rita Nunes (carreiras@eeg.uminho.pt) explicando a razão da falta e enviando um comprovativo documental.
  • Tenho interesse nalgumas actividades, mas as inscrições actuais já excedem as vagas anunciadas. Vale a pena inscrever-me?
  • Sim. Por duas razões:
    1. Nem todos os alunos têm a mesma prioridade nas inscrições. Os alunos que têm ECTS a cumprir no seu plano de estudos e ainda não os acumularam têm prioridade sobre os outros. Por isso, se é um dos alunos nesta situação, é possível que, mesmo que se inscreva quando já há muitos inscritos, consiga ficar entre as vagas disponíveis. Se ficar "sem vaga", é considerado suplente, e pode participar na actividade desde que haja colegas a faltar.
    2. Algumas das actividades mais procuradas serão repetidas mais tarde. Esta procura será avaliada pelo número de inscrições. Por isso, mesmo que não consiga vaga na actividade, a sua inscrição serve como sinal do seu interesse, e conta para a decisão de promover mais edições dessa actividade no futuro.
  • A participação nas actividades do EEGS dão direito a algum certificado de participação?
  • Sim. Os certificados de participação podem ser requeridos em qualquer altura na plataforma de inscrições, clicando no botão "Solicitar certificado de participação".
    Quando o certificado estiver pronto, receberá um email a informar que o mesmo deverá ser levantado no Conselho Pedagógico da EEG.
    Os certificados de participação EEGS listam todas as actividades em que o aluno participou até à data da sua emissão.
    Recomenda-se, pois, que os pedidos sejam feitos no final do ano lectivo.
  • Quero-me inscrever nas actividades, mas não me aparece o botão com o sinal (+) para abrir o detalhe e fazer aparecer o botão "Inscrever-me".
  • Isso acontece quando a página não carrega completamente. A forma de solucionar isso é fazer "refresh" da página.
    Este site explica porque é que isto acontece, e como se deve fazer em cada caso para fazer o refresh da página.
    Estas são as combinação de teclas a usar nos browsers mais comuns: Windows: CTRL+F5
    Mac: cmd+R (Safari) ou CTRL+SHIFT+R (Chrome).
  • Quantas sessões tem cada actividade?
  • A maioria das actividades têm uma sessão única. Os workshops têm tipicamente a duração de 3 horas seguidas numa única sessão, as palestras duram entre 1:30 e 2 horas, e os Field Days podem demorar 3 ou 4 horas.
    Já os cursos tendem a ter várias sessões, tipicamente 4 sessões de 3h cada. O número de sessões é indicado pelas datas indicadas na descrição da actividade (nos anúncios ou na plataforma EEGS); no calendário, cada sessão está identificada como sendo a primeira de quatro (1/4), a segunda de quatro (2/4), e por aí adiante.
    Quem se inscreve a um curso com várias sessões, tem de participar em todas as sessões. De outra forma, não completa a formação e não tem creditada a actividade no programa.
    Por outro lado, a maioria das actividades tem duas ou mais edições (pelo menos uma em cada semestre), podendo ser agendadas mais. Nesse caso, a edição é indicada entre parêntesis como complemento do nome da actividade. Por exemplo, há várias edições de "Balanço de Competências e Auto-Conhecimento" e de "Sessões SDUM" por semestre. Para as distinguir, são designadas de Balanço de Competências e Auto-Conhecimento (1), Balanço de Competências e Auto-Conhecimento (2), ou Sessão SDUM (4), Sessão SDUM (5), etc. Mas as actividades são as mesmas e, por isso, só faz sentido cada pessoa participar numa delas, e só será creditada a participação numa das sessões.